WeCreativez WhatsApp Support
Estamos preparados para lhe atender!

Higienização de Ambientes no Combate ao COVID-19

Higienização de Ambientes no Combate ao COVID-19

O novo coronavírus vem colocando o mundo em alerta, após o estado de pandemia ser decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Formas de Desinfecção e sanitização de ambientes estão sendo usadas em todo mundo a fim de combater sua propagação.

Já sabemos que o COVID-19 tem inúmeras formas de transmissão, como pelas vias respiratórias, contato físico e também por meio de materiais e superfícies contaminadas. A contaminação em superfícies infectadas pode acontecer também pelo fato dessas superfícies não estarem higienizadas corretamente.

E é nesse aspecto que a Sr Vapor poderá ajudar nossos clientes nesse momento fazendo a desinfecção corretamente e mantendo as residências e empresas limpas para nossos clientes diminuindo as chances da propagação do vírus.

Para entender mais sobre o novo coronavírus e de que forma a higienização de ambientes e a sanitização por ozônio pode agir para evitar sua proliferação trazemos trechos do artigo desenvolvido pelo especialista em ozônio e CEO da WIER (Parceira da Sr Vapor), Dr. Bruno Mena Cadorin.

COVID-19 e o novo Coronavírus: Identificação e origem

Os vírus são agentes infecciosos com uma estrutura básica de ácido nucleico (DNA ou RNA), capsídeo viral (envoltório proteico) e até mesmo um envelope externo de constituição lipídica (o chamado envelope).

Contextualizando os termos, a pandemia atual é causada por uma doença infecciosa que recebe o nome de COVID-19. Essa doença é provocada por um vírus chamado SARS-CoV-2, que faz parte de uma família de vírus denominada de Coronavírus.

Algumas doenças que também causaram grande preocupação no mundo fazem parte dessa família dos Coronavírus, a exemplo da SARS (2003) e da MERS (2012).

Por fazer parte da família dos Coronavírus e por ser um vírus recente (descoberto em dezembro de 2019), o Vírus da doença COVID-19 é chamado também de Novo Coronavírus, enquanto seu nome oficial é SARS-CoV-2, o Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2.

Os Coronavírus foram descobertos pela primeira vez na década de 1960. Exemplos de Coronavírus incluem o SARS-CoV (2003), HCoV NL63 (2004), HKU1 (2005), MERS-CoV (2012) e SARS-CoV-2 (2019). A maioria destes envolvem infecções graves do trato respiratório.

Por que desinfetar seu ambiente com a Sr Vapor?

Desinfetar é o ato de eliminar os germes de certo local ou objeto e é importantíssimo em ambientes comerciais e residenciais. Os germes são micro-organismos como bactérias, vírus, protozoários e fungos, e alguns, podem apresentar riscos à saúde. Existem diversos meios de se realizar um processo de desinfecção. A Sr Vapor trabalha com 3 formas individuais ou simultâneas.

  • Desinfecção química – faz uso de produtos químicos para eliminar os germes;
  • Térmica – por calor, gerando grande aumento da temperatura para matar os germes;
  • Sanitização por Ozônio – O ozônio (O3) é um gás que à temperatura ambiente é instável, altamente reativo e oxidante. É 20 vezes mais efetivo que o cloro, pois age muito mais rápido desinfetando ambientes com muita eficácia principalmente em lugares que não podemos fazer a desinfecção química.

O que é a higienização de ambientes?

É o processo de desinfecção de ambientes combatendo agentes patogênicos como bactérias, ácaros, fungos e vírus. A limpeza tradicional que conhecemos, com desinfetantes que compramos em supermercado não são eficazes em muitos casos, então é preciso recorrer a equipamentos profissionais com equipes capacitadas.

Como a Sr Vapor vai prestar esse serviço nesse momento de isolamento social?

O serviço de higienização de ambientes é realizado por uma equipe de especialistas, que estão totalmente preparados de acordo com as recomendações da OMS e Ministério da Saúde tomando todo cuidado e zelo para proteger sua família, exigindo o isolamento do local(ambiente) pelo período em que durar o serviço. Nossos profissionais usam aparelhos de alta tecnologia e equipamentos de proteção individual adequados.

A ação química do produto forma uma película protetora no ambiente, ficando protegido contra a proliferação de microrganismos. O tempo de aplicação depende diretamente do tamanho do espaço a ser higienizado.

A Sanitização por ozônio pode combater o coronavírus?

No que se relaciona ao novo Coronavírus SARS-CoV-2 e à doença COVID-19, tudo ainda é muito novo. O vírus, por exemplo, foi identificado recentemente, em dezembro de 2019.

É sabido da literatura científica, ou seja, é comprovado cientificamente, que o ozônio pode matar diversos micro-organismos como bactérias, vírus e fungos. Isso ocorre devido ao seu alto poder oxidante.

O mecanismo de ação do ozônio contra bactérias e fungos, por exemplo, ocorre “de fora para dentro”. O ozônio destrói a parede celular desses micro-organismos, via reações químicas de oxidação, até penetrar ao interior do micro-organismo danificando também agentes vitais para sua vida, culminando assim em sua morte.

No caso dos vírus, a ação ocorre da mesma forma. Quando em contato, o ozônio destrói vírus difundindo-se através do envelope viral e/ou do revestimento proteico (capsídeo viral) em direção ao núcleo de ácido nucleico, resultando em danos ao DNA ou RNA viral.

Estudos científicos mostram a eliminação de vírus por meio do ozônio, a exemplo dos conhecidos vírus da Poliomielite, Poliovírus PV1, e o rotavírus SA-11. Resultados também mostram a eficácia no combate a bactérias como Salmonella spp, Staphylococcus aureus, Escherichia coli, entre muitos outros micro-organismos.

Até o momento, não existem estudos atestando 100% que o ozônio é eficiente no combate ao novo Coronavírus.
Ou seja, ainda não existe comprovação científica. Entretanto, baseado no mecanismo de ação do ozônio contra outros vírus e contra diversos outros micro-organismos como bactérias e fungos, pode-se dizer que é possível e muito provável que o ozônio também possa matar esse novo Coronavírus causador da COVID-19.

OU CHAME NO WHATSAPP: (31) 99456-0013